domingo, 1 de agosto de 2010

A VELHA INFÂNCIA

Em um belo dia, desses que a gente para e pensa nas coisas que já fez, lembrei-me da minha época de infância, das ocupações (assistir desenhos), dos brinquedos, das brincadeiras, não apenas disso, mas, principalmente dessas coisas já citadas.

Fazendo comparação com minha fase de infância, com a mesma fase de meus primos, em momentos distintos, vejo o quanto é rápido o dinamismo da sociedade e o quanto é acelerado essa variação de comportamento nesse determinado momento da vida.

Recordo-me que, ao ligar a Tv nos programas infantis da minha época, me deparava com desenhos do tipo: Thunder Cats, Caverna do Dragão, Jaspion, Jiraya, Changeman, Familia Dinossauro (não é a mamãe rsrsrs), Tv Colosso (quem nao se lembra de Priscila?), entre outros que se eu for citar todos vai ser o texto todo só mencionando os desenhos.

E os brinquedos? Inesquecíveis. Quem nunca teve o prazer de brincar com um Atari? Claro que o PlayStation é muito melhor, muito melhor mesmo. Mas qual a criança, da minha geração, nunca se divertiu com o pirocóptero? Comando em ação? E o Iô-iô? O bambolê? A mola maluca? (estes ultimos para as meninas), não citarei mais para não prolongar a nostalgia.

As brincadeiras eram o que reunia toda a molecada das ruas proximas. Jogar bola na rua, brincar de garrafão, bandeirinha garriô, dono da rua, esconde-esconde, gato mia, fantasma, eram tantas que se mencionar todas elas a saudade acentua.

Hoje em dia vejo as crianças assistindo desenhos totalmente diferentes do que passavam na minha infância, hoje nada educativo, brincando apenas nos quintais de casa, presos a uma tecnologia que os isolam de contatos com outras crianças. Vejo meus primos passarem o dia na frente de um computador jogando um tal de HABBO, já passam horas e horas  no MSN e ORKUT, fazendo tanto o que é o que eu não sei.

Vejo que cada dia mais aquele espírito infantil vai sendo transformado e vai acabar se perdendo ao passar do tempo.

Espero poder ainda ver as crianças serem realmente crianças  

3 comentários:

  1. Poxa, voltei a minha infância agora, muito bom lembrar de todas as coisas q fizeram parte do meu crescimento.
    Quando vejo essas crianças perdendo a oportunidade chego a pensar em curtir por eles... Tempo muito bom da nossa "velha infância"

    ResponderExcluir
  2. Eu era o homen aranha e escalava as casas dos meus vizinhos! Outra vez pensaram que eu era um ladrão! huhahuaha.. Boa²

    ResponderExcluir